MASSAGEM: A APLICAÇÃO CUTÂNEA POR EXCELÊNCIA

2019-12-04

Os óleos essenciais são rapidamente absorvidos através da pele, acedendo aos vasos sanguíneos que irrigam a derme, seguindo depois para a corrente sanguínea e para o sistema linfático, atingindo por fim os músculos e os órgãos. Por este motivo pelo são muito utilizados na realização de massagens para fins de relaxamento geral bem como de cuidado mais específico, por exemplo no alívio da ansiedade, da fadiga física, das dores musculares e da má circulação. Mas também para aliviar cólicas, facilitar a respiração, no tratamento das várias afeções cutâneas, de contracturas, cortes, queimaduras e picadas de insetos, entre outros.

Devido ao grau de pureza dos óleos essenciais e à elevada concentração dos seus ingredientes ativos, estes nunca devem ser utilizados puros na pele, exceto em situações muito pontuais nas quais se poderá utilizar algumas gotas de óleo essencial de alfazema, ou de tea tree, em aplicação local. Assim os óleos essenciais deverão ser sempre diluídos num óleo vegetal de base (amêndoas doces, macadâmia, jojoba, etc.) antes de serem aplicados na pele. Entretanto a quantidade de óleo essencial a utilizar depende de vários fatores como sejam a do próprio óleo essencial; o objetivo desejado; a zona do corpo em que vai ser aplicado; e se vai ser empregue na preparação de um óleo massagem, de cuidado ou de uma loção ou creme. Assim a quantidade utilizada pode variar entre 1 a 25 gotas de óleo essencial, e de 1 a 100ml de óleo vegetal de base. 

No caso de peles sensíveis e alérgicas deve ser realizado um teste de sensibilidade prévia, para tal aplique um pouco da mistura na parte interior do cotovelo, e espere 24 horas para ter a certeza de que não desenvolve nenhuma reação alérgica (vermelhidão, comichão ou irritação). De salientar ainda, que no caso da utilização de óleos cítricos, se deve evitar a exposição solar (e o solário) nas primeiras 24 horas após a aplicação. 

Seguem-se algumas sugestões de óleos de massagem corporais, a preparar utilizando 50 ml de óleo vegetal de base da sua preferência, e as seguintes combinações de óleos essenciais:

  • ANTI-CELULITE: 8 gotas de Toranja, 4 de Alecrim, 4 de Cipreste e 3 de Gengibre.
  • CIRCULATÓRIO: 7 gotas de Limão, 3 de Alfazema, 3 de Alecrim e 7 de Zimbro.
  • ESTIMULANTE: 9 gotas de Alfazema, 9 de Zimbro e 7 de Eucalipto smithii.
  • MUSCULAR: 7 gotas de Laranjeira-petitgrain, 4 de Coentro, 4 de Gengibre, 4 de Eucalipto citronado, 3 de Wintergreen e 3 de Curcuma.
  • RELAXANTE: 10 gotas de Alfazema, 9 de Sândalo e 6 de Gerânio.
  • SENSUAL: 10 gotas de Ylang ylang, 8 de Manjericão e 6 de Sândalo.

Os óleos essenciais são utilizados de formas muito diversas, permitem personalizar máscaras, cremes faciais, loções corporais, perfumes, sprays aromáticos, águas tonificantes, difusores, banhos de hidromassagem, saunas, velas aromáticas, velas de massagem?E podem ainda ser utilizados por via oral, usando como veículo para a sua ingestão um comprimido neutro, ou uma colher de café de mel, azeite, ou ¼ de colher de chá açúcar. Existem óleos essenciais cuja rotulagem contém indicações das quantidades adequadas a este tipo de utilização, contudo recomendamos vivamente a consulta junto de um aromaterapeuta credenciado antes de optar pela ingestão dos óleos.

Desfrute dos aromas e das propriedades dos óleos essenciais em segurança, em caso de dúvida solicite um conselho especializado, e mantenha-se saudável!

Tags:

« Voltar