DIFUSÃO: A FORMA MAIS COMUM DE UTILIZAR UM ÓLEO ESSENCIAL

2019-11-28

Os óleos essenciais são substâncias naturalmente voláteis e aromáticas, motivo pelo qual a difusão na atmosfera é um dos métodos mais utilizados em aromaterapia. 

No método das gotas, aplicam-se 1 ou 2 gotas do óleo essencial diretamente na pele (pulsos, parte interna dos cotovelos, palmas das mãos), ou alternativamente num tecido (lenço, cachecol, fronha da almofada?) ou até mesmo num lenço de papel absorvente, que são deixados na nossa proximidade física para que possamos inalar os aromas e rapidamente usufruir dos seus benefícios. Por exemplo 2 gotas de óleo essencial de alfazema, de camomila ou de larajeira petitgrain, na almofada podem ajudar a relaxar e a adormecer. 2 gotas de hortelã-pimenta num papel absorvente a colocar junto ao ventilador do seu automóvel ajudam a manter o estado de vigília e de alerta em viagens mais longas. 2 gotas de alecrim num algodão na sua secretária estimula a capacidade de concentração.

A inalação dos aromas também pode ser feita utilizando o vapor de vapor de água como veículo, basta adicionar de algumas gotas do óleo a uma taça de água quente para inspirar os seus vapores, ou numa toalha a colocar por debaixo dos seus pés enquanto toma duche. Esta técnica promove a rápida difusão das moléculas aromáticas no ambiente, e é particularmente útil para tratar doenças do sistema respiratório (sinusite, rinite, congestão nasal, gripe e constipação), sendo que os óleos essenciais mais adequados para este fim são os eucaliptos, o cipreste, os tomilhos, o tea tree, a murta e a esteva.

Uma forma de difusão mais moderna, é aquela realizada através de um difusor ultrassónico. Trata-se de dispositivo elétrico que usa água para dispersar os óleos numa fina névoa pelo ar. De um modo geral, e por forma a evitar a saturação do ar com moléculas aromáticas, diminuindo também o risco de irritação, recomenda-se difundir o óleo essencial intermitentemente, durante cerca de apenas 10 a 15 minutos, em cada hora. Deixamos algumas sugestões para a difusão:

ANTI-INSECTOS: 5 gotas de Citronela de Java e 2 de Gerânio.

CONCENTRAÇÃO: 2 gotas de Alecrim, 2 de Patchouli e 1 de Hortelã-pimenta

INSÓNIA: 5 gotas de Verbena.

MEDITAÇÃO: 6 gotas de Incenso-oliban + 2 de Bergamota, 1 de Sândalo e 1 de Ylang ylang.

NATAL: 3 gotas de Laranja doce, 1 de Canela da China, 1 de Pinheiro silvestre e 1 gota de Cipreste 

RELAXANTE: 3 gotas de Litsea, 2 Tangerina mandarim verde e 2 de Alfazema.

REVITALIZANTE: 3 gotas de Alecrim, 2 de Gengibre, 2 de Zimbro e 1 de Hortelã-pimenta.

VIAS RESPIRATÓRIAS: 3 gotas de Cajeput, 2 de Eucalipto radiata, 1 de Tomilho vermelho timol.

Tags:

« Voltar