Existem inúmeros produtos no mercado pelo que pode ser difícil saber por onde começar. A forma mais segura de o fazer é “aprender a ler” o rótulo por forma a escolher um óleo essencial 100% puro, de elevada qualidade, e de preferência biológico.

Procure rótulos nos quais constem as seguintes informações: nome comum; a espécie botânica exata (a designação em latim que permite evitar confusão com outras espécies); o órgão produtor do óleo (folhas, flores, frutos etc.); e a especificidade bioquímica do óleo (os ativos mais importantes cuja presença/concentração variam de acordo com a época e o local de colheita do material vegetal). Estes critérios são fundamentais e asseguram a origem e a natureza exata do óleo essencial, bem como a segurança e eficácia da sua utilização. Tais critérios são facilmente reconhecidos pela sigla OEBBO presente na embalagem do óleo essencial.

Após adquirir o artigo leia devidamente as instruções de utilização e os avisos presentes na rotulagem do mesmo e respeite-as na integra. Em caso de dúvida aconselhe-se junto do lojista. Mantenha os óleos fora do alcance das crianças e dos animais de estimação, e nunca os empregue nestes últimos.

Escolha um óleo essencial de acordo com as suas preferências olfativas. O que funciona com os outros (amigos, familiares, conhecidos) pode não ser o mais adequado para si, siga o seu olfato e a sua intuição. Em baixo deixamos uma relação dos óleos essenciais mais conhecidos e as suas propriedades gerais, para o ajudar no processo de escolha.

Alfazema – reduz o stress e a ansiedade, acalma, ajuda na insónia, é cicatrizante, desinfetante e regenerador da pele.

Alecrim – eleva o humor, melhora a função cerebral e a memória, estimula a circulação e alivia as dores musculares.

Citrinos (bergamota, laranja, limão, tangerina, toranja) – elevam o humor e a moral, estimulam a imunidade, purificam o ambiente e estimulam a criatividade.

Eucalipto – revigorante, alivia os problemas respiratórios, desinfeta e purifica o ambiente.

Hortelã-pimenta – melhora o foco, aumenta a energia, alivia dores musculares e de cabeça.

Incenso, oliban – promove a consciencialização, ajuda a ultrapassar situações difíceis (falecimento, divórcio, falência), favorece a meditação.

Sândalo – alivia a tensão e o cansaço, acalma e relaxa, indicado para a meditação.