Muitas vezes o nosso corpo não consegue eliminar os fluidos em excesso e estes acumulam-se nos tecidos, originando o aparecimento de inchaços (edemas) e a sensação de peso, sobretudo nas pernas, nos tornozelos, no abdómen e nas mãos. Este fenómeno é conhecido por retenção de líquidos, e afeta em especial as mulheres.  

Existem várias razões potenciais para a retenção de líquidos, as mais comuns são os comportamentos e hábitos alimentares menos adequados (por exemplo passar muito tempo na mesma posição, usar roupa justa,  consumir demasiado sal ou açúcar, fumar e beber bebidas alcoólicas), o sendentarismo, o excesso de peso e claro, as flutuações hormonais a que as mulheres estão sujeitas. Contudo a retenção também pode ser provocada pela toma de medicamentos, ou pela existência de problemas de saúde mais sérios (renais, cardíacos ou vasculares).

Independemente do motivo, no verão, com o calor em excesso a retenção de líquidos no organismo aumenta de forma natural em todos nós, como consequência da maior vasodilatação venosa que necessária à troca de calor entre o nosso corpo e o meio ambiente, e como forma de regular a tensão arterial. Existem contudo algumas estratégias que nos podem ajudar a prevenir, e a reduzir a retenção excessiva, como sejam:

  1. diminuir o consumo de alimentos processados, salgados e adoçados;
  2. beber água em quantidade e frequência adequada, a ingestão de níveis reduzidos de água desencadeia o mecanismo de retenção;
  3. aumentar o consumo de frutas e legumes, isto permite ao organismo repor água e vitaminas que favorecem a eliminação de toxinas;
  4. evitar ficar muito tempo de pé ou sentado, evitar cruzar as pernas;
  5. não utilizar vestuário apertado;
  6. praticar alguma atividade física de forma regular;
  7. dormir 8 horas por noite;
  8. no caso da existência de celulite, aplicar diariamente um bom creme redutor.
  9. consumir pontualmente agentes diuréticos/drenantes, ou seja com capacidade de eliminar o excesso de sódio e de líquidos e aumentar a frequência urinária, como por exemplo as plantas  barbas de milho ou a vara de ouro. Poderá ainda optar por um complexo como Anti-Eau ou Detoxplan Bio, sendo queambos os produtos ajudam a desintoxicar e a drenar o organismo em profundidade.

Se sofre de uma doença renal, cardíaca ou vascular, ou se toma medicamentos, recomendamos que não tome agentes diuréticos sem o conhecimento do seu médico ou técnico de saúde.