Estamos agora em pleno verão e para a maioria de nós as praias são o destino de eleição para aproveitar o período de férias e fugir ao calor. Contudo durante os dias de muito calor, convém termos em atenção algumas medidas preventivas por forma a evitar que problemas de saúde frequentes nesta altura do ano, como sejam a desidratação, a retenção de líquidos, o agravamento de condições de insuficiência venosa e o aparecimento de  infeções urinárias, transformem as nossas férias num verdadeiro pesadelo hospitalar.

O calor afeta todas as pessoas e pode facilmente contribuir para a desidratação geral do organismo.

No geral recomenda-se a ingestão de 1 L de água por cada 35 quilos de peso corporal, assim se pesar 70 kilos deverá ingerir 2 litros de água diariamente. Contudo no verão, o aumento da temperatura ambiente a par da redução da humidade atmosférica, originam um gasto superior de água (devido ao aumento da sua eliminação por sudação e respiração), pelo que as nossas necessidades hidrícas podem duplicar!

Fonte da imagem: Boy Scouts of America

Um dos primeiros sintomas da desidratação é a sensação de sede, contudo nem sempre a sede  é um indicador fiável, especialmente no caso de crianças e de idosos. Um indicador mais fiável é a cor da urina, uma cor clara e límpida significa uma boa hidratação, uma tonalidade amarela ou âmbar escura, é geralmente sinónimo de um organismo desidratado. Outros sintomas são lábios e pele seca, aumento da tensão arterial, diminuição da velocidade da digestão e do trânsito intestinal, aparecimento de cansaço súbito, dores de cabeça, cãibras, fraqueza muscular e tonturas. Em situações muito graves, que implicam assistência médica urgente, poderão surgir convulsões e incosciência.

Recomenda-se assim que se mantenha devidamente hidratado, em especial nos dias mais quentes, e que vigie regularmente a cor da sua urina. Ingira alimentos ricos em água, como frutas da época (melancia e melão por exemplo, e beba pelo menos 2,5 L de água por dia. Uma forma deliciosa de o fazer é optar por uma água naturalmente aromatizada, ou um  delicioso e refrescante chá frio.